Apesar de estarmos vivendo um período de incertezas, o setor de tecnologia nos Estados Unidos cresce cada vez mais e continua sendo uma excelente porta de entrada para estrangeiros que querem atuar no mercado de trabalho norte-americano.
O mercado de trabalho global sofreu bastante com os efeitos da pandemia da Covid-19. Diversos setores foram afetados, algumas atividades tiveram de ser paralisadas e muitos empregos foram perdidos. Porém, não seria exagero dizer que, quando o assunto é tecnologia, a situação foi um pouco diferente. Ou melhor, foi o oposto.
A adequação de diversas modalidades de trabalho às novas tecnologias, que já se apresentavam como algo inevitável em um futuro próximo, tiveram de ser antecipadas por conta da pandemia. As medidas de distanciamento social e o lockdown imposto em diversos lugares, forçou alguns setores a buscar novas formas de manter suas atividades à distância e essa transformação favoreceu muito o setor de tecnologia.
Em 2020, o Nasdaq, índice que mede as ações de empresas de tecnologia nos Estados Unidos, registrou uma alta impressionante, em grande parte puxada pelos resultados de empresas como a Apple e o TikTok. Assim, o mercado de tecnologia acabou sendo responsável por boa parte do sucesso do mercado financeiro norte-americano como um todo.
Tal crescimento foi o esboço que resumiu décadas de avanços no setor, tornando a tecnologia um segmento que, hoje, é responsável por uma parcela importante da população. E que cresce a cada dia.
Confira também: Quanto ganha um programador na Califórnia?
Tecnologia nos Estados Unidos: muitas vagas, poucos profissionais
O setor de tecnologia nos Estados Unidos é gigante. Por conta disso, mesmo com a grande quantidade de profissionais capacitados no país, há uma grande demanda por força de trabalho neste segmento.
Um forte indício que comprova este cenário são os números. Apenas no mês de fevereiro, segundo dados do Bureau of Labor Statistics, mais de 7 mil contratações foram feitas para o setor de tecnologia. A taxa de desemprego permanece abaixo da média nacional, por volta de 2,4%. Ainda assim, há muitas vagas disponíveis. De acordo com o mesmo instituto, as vagas abertas ultrapassaram os 270 mil.
Logo, é perceptível que a mão-de-obra local não é capaz de suprir a enorme demanda de ofertas de trabalho neste setor. Este fato é a razão pela qual o mercado norte-americano enxerga com bons olhos a migração de profissionais estrangeiros qualificados. São poucos profissionais para muitas vagas.
Quais as profissões de tecnologia mais procuradas nos Estados Unidos?
Desde as colossais empresas de tecnologia, como Amazon, Google e Microsoft, até startups de médio e pequeno porte, há vagas de todos os tipos para quem é profissional de tecnologia.
Entretanto, é natural que algumas posições assumam papel de destaque, seja pela grande quantidade de vagas ou por sua relevância no setor. Neste âmbito, a concorrência tende a crescer um pouco em decorrência dos melhores salários e benefícios.
A seguir, confira algumas das profissões mais cobiçadas do setor de tecnologia nos Estados Unidos e que continuam em alta em 2021.
TI e Desenvolvimento de Software
A tecnologia da informação, ou simplesmente TI, é um campo da tecnologia extremamente amplo e com múltiplas possibilidades. Pode-se dizer, seguramente, que é um dos setores mais promissores das últimas décadas em todo o mundo.
Cada vez mais, a sociedade torna-se dependente da tecnologia para realização de suas tarefas diárias ou simplesmente para se conectar com outras pessoas. Por trás de cada aplicativo, cada website, cada nova ferramenta tecnológica que utilizamos, há profissionais de TI envolvidos. É uma temática ampla e que podemos tratar em um outro artigo. Por ora, resta sabermos que trabalhar em TI, seja em em desenvolvimento de software ou qualquer outra função deste grande universo profissional, é um excelente negócio nos dias de hoje.
Processamento de Dados
Na era da informação, ter um profissional qualificado em realizar coleta e tratamento de dados, processá-los e transformá-los em informação relevante, é algo valioso. Especialmente em um mundo cada vez mais digital, onde é preciso proteger os dados e ter pleno conhecimento das legislações que surgem a cada ano sobre este assunto.
Embora atue em uma função um pouco distinta dos analistas ou dos seguranças da informação, o indivíduo qualificado em processamento de dados sempre possui espaço nas empresas e são muito cobiçados por suas habilidades. Nos Estados Unidos não é diferente e sempre há boas vagas para quem busca seguir por este caminho.
Fabricação de computadores
Pouco falada nos dias de hoje, onde boa parte do mercado está concentrada no desenvolvimento de softwares e na TI propriamente dita, a indústria de fabricação de computadores segue mais forte do que nunca. Nela, os especialistas em hardware conseguem oportunidades únicas e altamente rentáveis.
Além disso, à medida que a tecnologia avança, mais profissionais são requeridos para trabalhar neste setor, e os pré-requisitos tornam-se cada vez mais rígidos, uma vez que atuar projetando ou até mesmo montando as máquinas se torna uma função cada dia mais complexa.
Como dito anteriormente, para os profissionais de tecnologia, as possibilidades de trabalho nos Estados Unidos são inúmeras. Porém, o ponto de destaque aqui é apenas um: qualificação.
Milhares de profissionais já atuam neste segmento há bastante tempo, e muitos mais ingressam todos os anos. Por isso, conseguir uma boa posição exige muito estudo, dedicação e experiência. O mercado de tecnologia nos Estados Unidos não para e tende a crescer ainda mais daqui em diante. Porém, quanto maior ele fica, mais complexo ele se torna e mais seleto ele é.
Logo, se você é um profissional de tecnologia e pretende vir morar nos Estados Unidos, pode ter certeza: tem muita vaga sobrando. Mas para que uma dessas vagas seja sua, você precisará de muito estudo e força de vontade.
Em breve publicaremos um artigo dando mais detalhes sobre como conseguir uma vaga de tecnologia nos Estados Unidos, com dicas, médias salariais, melhores regiões para trabalhar, sugestões e muito mais. Continue acompanhando o Diário Califórnia e fique por dentro de tudo!
Confira também:
3 lugares incríveis para visitar no L.A. Live em Los Angeles
Quer empreender nos EUA? 5 dicas para ganhar dinheiro morando fora do Brasil
7 curiosidades sobre as regras de trânsito nos Estados Unidos
Contractor vs Full Time: 5 diferenças entre os mais procurados tipos de trabalho nos EUA
Gostou desse conteúdo? Fale nos comentários e continue acompanhando o Diário Califórnia! Ainda teremos muito conteúdo pela frente. Até a próxima!