9 curiosidades sobre a Calçada da Fama que você jamais imaginou

Estrelas no teto? Polêmicas envolvendo artistas? A calçada mais famosa do mundo já passou por muita coisa durante os seus mais de 60 anos de existência. No artigo de hoje do Diário Califórnia iremos apresentar 9 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a calçada da fama em Hollywood. Quer descobrir? Continue lendo!

Um lugar que, certamente, todo mundo já ouviu falar. A calçada da fama é assim, mundialmente famosa. E não é para menos. Afinal, os quase dois quilômetros de estrelas que cruzam a Hollywood Boulevard e a Vine Street carregam a história do entretenimento global dos últimos 60 anos, homenageando milhares de artistas que se destacaram em suas expressões artísticas e encantaram o mundo com seu talento.



Além disso, a calçada da fama é sem dúvida uma das melhores estratégias de marketing já feitas em nossa história recente, tendo sido replicada em outros países e atraindo cerca de 10 milhões de visitantes todos os anos!


Confira também: Quanto ganha um programador na Califórnia?


9 curiosidades sobre a Calçada da Fama

Aparentemente, a construção de uma simples calçada não deveria ter tantos fatos curiosos e dignos de atenção. Sendo que não estamos falando de uma calçada comum. Por trás de todo o glamour e magnetismo deste lugar icônico há uma série de curiosidades e polêmicas bastante interessantes. 

Apresentaremos a seguir 9 delas, para que você possa conhecer um pouco mais da história da Calçada da Fama e os seus bastidores. 

1. Uma longa caminhada até sua construção

Até que se tornasse um dos lugares mais conhecidos do planeta, a Calçada da Fama passou por uma longa caminhada. Idealizada originalmente em 1953 por EM Stuart, presidente voluntário da Câmara do Comércio de Hollywood, a Calçada só veio a ser inaugurada 7 anos depois, em 23 de novembro de 1960. 

Ainda assim, a obra só foi realmente concluída na primavera de 1961, com a adição de 1558 estrelas. Bastante tempo para uma calçada ficar pronta, não é?

2. Estrelas no teto?

Não se sabe ao certo de onde surgiu a inspiração para EM Stuart idealizar uma calçada com estrelas em homenagem aos grandes artistas do planeta. No período da construção do lugar, ele afirmou que a caminhada pela Calçada da Fama seria uma forma de  “manter a glória de uma comunidade cujo nome significa glamour e emoção nos quatro cantos do mundo”.

Entretanto, talvez a história não seja tão original assim. Segundo contam, estrelas com nomes de celebridades da época era uma das características do teto do Hollywood Hotel, decorando a Sala de Jantar do prédio. Se EM Stuart copiou ou inspirou-se nessa ideia, jamais saberemos ao certo. Mas devemos admitir que é, no mínimo, uma tremenda coincidência!

3. Charlie Chaplin e a Calçada da Fama

Um dos maiores ídolos do cinema de todos os tempos, Charlie Chaplin deu o que falar no período de construção da Calçada da Fama. O motivo? Ele foi um personagem decisivo no atraso da inauguração da Calçada. 

Por conta de várias divergências, diversos núcleos da sociedade em Hollywood se colocaram contrários à inclusão do nome do pai de Charlie Chaplin, o músico inglês Charles Chaplin Sr., na Calçada da Fama. O nome, até então cotado para compor a lista de artistas, foi vetado pela Câmara do Comércio de Hollywood, órgão responsável por todos os procedimentos relativos à Calçada. 

Contrariado, Charlie Chaplin deu entrada em um processo contra a Câmara, que acabou por atrasar a inauguração da obra em até 2 anos! Quem diria, não?

4. Um mar de estrelas

Hoje, a Calçada da Fama possui mais de 2600 estrelas com nomes de artistas e celebridades subdivididas nas seguintes categorias:

– Indústria Cinematográfica

– Indústria Televisiva

– Indústria da Música

– Indústria de Radiodifusão

– Indústria de Teatro

A cada ano, cerca de 20 novas placas com estrelas são adicionadas. Já são tantas que a caminhada se estende por mais de 2 quilômetros, atravessando 15 quarteirões. 

Quando construída, o projeto da Calçada da Fama previa espaço para acomodar 2.518 estrelas. Com o passar do tempo, ficava cada vez mais difícil encontrar espaço, até que na década de 90 uma segunda fileira na Calçada foi aprovada, abrindo espaço para que mais estrelas pudessem ser incluídas. 

5. Estrelas espaciais – Apollo 11

Não é só de grandes artistas que a Calçada da Fama é feita. Ao longo do trajeto você poderá encontrar algumas estrelas especiais, incluídas para homenagear alguma empresa ou evento importante.

É o caso das 4 placas que homenageiam a missão espacial Apollo 11, responsável por levar o homem à lua. As 4 placas encontram-se nos quatro pontos do cruzamento entre a Hollywood Boulevard e Vine Street, e possui a imagem de uma lua com o nome dos três astronautas que encabeçaram a expedição – Neil A. Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins – e a data do acontecimento histórico – 20 de julho de 1969.

Os monumentos não contam como estrelas da Calçada da Fama, mas podemos dizer que são uma forma de eternizar este acontecimento histórico. Por que não chamá-las de estrelas espaciais, concorda?

6. Tempos difíceis para a Calçada da Fama

Durante as décadas de  60 e 70, Hollywood foi assolada por longos anos de decadência. Urbanização precária, violência e vandalismo eram elementos comuns no dia a dia da cidade.

Assim, buscando resgatar o espírito sofisticado da Calçada da Fama, determinou-se que só poderiam ser incluídos com uma estrela, os artistas que fossem presencialmente receber a homenagem. 

Anos depois, o prefeito honorário de Hollywood, Johnny Grant, confessou que nesse período foi muito difícil fazer com que os artistas e celebridades aceitassem a homenagem, pois não queriam ter de ir até o local. 

7. O dia em que as estrelas foram guardadas

Já imaginou centenas de estrelas sendo retiradas da Calçada da Fama de uma só vez? Isso aconteceu. Em 1996, mais de 300 estrelas tiveram de ser retiradas às pressas da Calçada, durante a construção dos túneis para a instalação do sistema de metrôs de Los Angeles. 

As placas foram retiradas e armazenadas durante este período e foram novamente colocadas em seu lugar de origem após o término da obra. Será que algum artista se incomodou com o ato?

8. Charlie Chaplin – De novo ele

Aqui estamos nós mais uma vez com ele: Charlie Chaplin. Desta vez o motivo não tem nenhuma relação com o seu pai, mas sim com a inclusão de sua própria estrela. 

Como todos sabem, Charlie Chaplin é uma das lendas do cinema mundial. Ator, Diretor e Compositor, suas obras marcaram gerações e são verdadeiros marcos da nossa cultura. Assim, era de se esperar que a sua inclusão na Calçada da Fama fosse algo natural. Mas não foi.

Inicialmente, Chaplin teve seu nome vetado das homenagens iniciais por questões morais – Chaplin sofria acusação por violar a lei do Mann Act – lei que, no período, tratava relações sexuais pré-nupciais e prostituição. Chaplin foi absolvido da acusação posteriormente.

Entretanto, uma das hipóteses é que o veto à inclusão de Chaplin na Calçada da Fama se devia aos seus posicionamentos políticos mais direcionados à esquerda, tendo sido, inclusive chamado de “bolchevique de Hollywood”, pelo então diretor do FBI, J. Edgar Hoover. 

Apenas em 1972, Chaplin teve sua estrela enfim oficializada na Calçada da Fama, por razões incontestáveis. Chaplin é até hoje um ícone da cultura global e a sua estrela em Hollywood é uma das mais procuradas por turistas de todo o mundo.

9. Artistas com mais de uma estrela na Calçada da Fama

Você sabia que é possível ter mais de uma estrela na Calçada da Fama? Pois saiba que é perfeitamente possível! Naturalmente, essa não é uma façanha simples de se conquistar. Pouquíssimos conseguiram até hoje, como é o caso de Gene Autry, o único com estrela nas cinco categorias disponíveis.

Entretanto, outros artistas também possuem mais de uma estrela. Michael Jackson é um deles. O “Rei do Pop” possui duas: uma por sua performance como artista solo e outra como integrante do grupo Jackson’s Five; John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star também possuem duas: uma por suas trajetórias individuais e a outra por terem integrado os Beatles.

Além desses há diversos outros, que você pode conferir clicando aqui.


Confira também:

3 lugares incríveis para visitar no L.A. Live em Los Angeles
Quer empreender nos EUA? 5 dicas para ganhar dinheiro morando fora do Brasil
7 curiosidades sobre as regras de trânsito nos Estados Unidos
Contractor vs Full Time: 5 diferenças entre os mais procurados tipos de trabalho nos EUA


Gostou desse conteúdo? Fale nos comentários e continue acompanhando o Diário Califórnia! Ainda teremos muito mais curiosidades pela frente. Até a próxima!

Deixe um comentário