3 grandes motivos para morar na Califórnia

Há décadas, milhões de pessoas de todo o mundo desejam morar nos Estados Unidos em busca do tão cobiçado “American Dream”. Dentre os lugares mais procurados, a Califórnia sempre certamente tem um lugarzinho de destaque e, por isso, decidimos contar 3 razões porque morar na Califórnia é, de fato, uma boa escolha. Vem com a gente!

Você sabia que a Califórnia tem mais de 15 milhões de imigrantes latino vivendo em seu território? Sabia que além das praias e do magnífico pôr-do-sol, a Califórnia também possui montanhas de neve e grandes desertos? Não? Pois é! O Golden State é um lugar surpreendente e sua infinidade de atrativos é a principal razão pela qual milhões de pessoas escolhem o estado mais populoso dos Estados Unidos para chamar de lar. 

Neste artigo do Diário Califórnia, contaremos 3 motivos incríveis para morar na Califórnia. Além desses 3, há muito mais e, sem dúvida, seria necessária uma longa série de publicações para conseguirmos dar conta de todos eles. Por isso, hoje separamos os 3 motivos principais, que aparecem em todas as listas e que não poderiam ficar de fora de jeito nenhum. Quer conhecer a Califórnia com a gente? Segue a leitura! 


Confira também: 5 motivos porque mudamos para a Califórnia


Morar na Califórnia é excelente para a adaptação

Embora sejamos condicionados a pensar sempre em emprego, estabilidade financeira e moradia, alguns aspectos – muitas vezes negligenciados –  são fundamentais para que a experiência como imigrante nos Estados Unidos tenha um saldo positivo. Um deles é a adaptação

Viver em outro país é, literalmente, estar distante do seu habitat natural. Além do idioma, a cultura, os costumes e as relações sociais costumam ser bem diferentes de um país e outros, e esse é um dos pontos que, muitas vezes, levam as pessoas a desistir dos seus objetivos e regressar ao seu país de origem. 

O choque de realidade é inevitável e, por isso, é fundamental estar atento. Após ultrapassado o período inicial de alegria e deslumbramento por estar morando fora do Brasil, sem a mínima adaptação necessária, sentimentos como tristeza e saudade podem ser decisivos na sua aventura. Por isso, na hora de escolher o lugar onde se quer morar no exterior, é muito importante refletir: para onde estou indo? O que vou encontrar por lá? Será que vou me adaptar? Sem ter respostas para essas e outras perguntinhas, não tenha dúvida: o sofrimento será ainda maior. 

Agora, alguns lugares facilitam esta decisão. A Califórnia é um deles. Com mais de 15 milhões de latinos vivendo em seu território, o estado é um lugar fabuloso para quem está, pela primeira vez, morando fora do Brasil. Embora haja diferenças significativas, a presença massiva de pessoas com culturas e costumes similares ao nosso, fazem com que o choque seja menor. Bem menor. 

Outro detalhe importante. Na Califórnia, o seu domínio do inglês não precisa se assemelhar ao de um nativo. Por conta da grande quantidade de imigrantes, além do inglês, o espanhol é bastante utilizado e, com um mínimo esforço de aprendizado, qualquer um consegue se comunicar na Califórnia numa boa. 

A aproximação do idioma faz com que, automaticamente, a adaptação aconteça de forma mais rápida, poupando longos períodos de deslocamento cultural e de aflição. Logo, a Califórnia é um lugar excelente para quem é marinheiro de primeira viagem. Uma morada acolhedora, plural e multifacetada.

Morar na Califórnia é curtir as estações do ano intensamente

A Califórnia está associada ao imaginário coletivo como o lugar perfeito para pegar uma praia e apreciar o pôr-do-sol. Não é mentira. Santa Mônica, Venice, Doheny Beach, dentre tantas outras, são realmente lugares incríveis e merecedores de todos os destaques.

Entretanto, a Califórnia também é um lugar de florestas imensas, montanhas de neve e desertos tórridos. Aqui as estações do ano são definidas em sua essência e dá para aproveitar desde a floração da primavera nos belíssimos parques estaduais ao snowboarding no inverno. 

A pluralidade do clima californiano é, certamente, uma de suas principais qualidades, e poder viver em um estado com esta característica torna tudo mais interessante e prazeroso. 

Morar na Califórnia é ter boas oportunidades de emprego

Um dos principais motivos que levam milhares de imigrantes à Califórnia é relativo às oportunidades de emprego. O dinamismo do estado o torna um terreno fértil para geração de emprego e renda. Cidades como San Diego, San Francisco e San José são conhecidas por possuírem um constante fluxo de contratações, inclusive de imigrantes.

Inegavelmente, o setor que alavanca esse cenário é a tecnologia. A Califórnia é, de fato, um berço de boas oportunidades para quem atua neste setor. Todos os anos, pessoas de diversos lugares do mundo passam a morar na Califórnia por terem conseguido um emprego de tecnologia. Uma vantagem dessa grande demanda é a grande quantidade de imigrantes trabalhando legalmente no estado. Muitas empresas de tecnologia situadas na Califórnia patrocinam profissionais de vários países, inclusive do Brasil, para trabalhar e residir nos Estados Unidos. 

Entretanto, não é apenas na tecnologia que as oportunidades estão. Setores como comércio e turismo, por exemplo, também possuem bons índices de contratação na Califórnia e também com possibilidade de obtenção de visto permanente. Não é à toa que tanta gente firma residência por essas bandas.


Confira também:

3 lugares incríveis para visitar no L.A. Live em Los Angeles
Quer empreender nos EUA? 5 dicas para ganhar dinheiro morando fora do Brasil
7 curiosidades sobre as regras de trânsito nos Estados Unidos
Contractor vs Full Time: 5 diferenças entre os mais procurados tipos de trabalho nos EUA


Como dissemos no início do artigo, esses são apenas alguns dos motivos que fazem a Califórnia ser um excelente lugar para morar nos Estados Unidos. Embora nem tudo seja tão fácil quanto possa parecer, residir em solo californiano é sentir-se acolhido e motivado para enfrentar os desafios e conquistar os seus objetivos. Um excelente ponto de partida para quem busca reconstruir sua trajetória longe do seu país de origem. 

‘Gostou desse conteúdo? Fale nos comentários e continue acompanhando o Diário Califórnia! Ainda teremos muito conteúdo pela frente. Até a próxima!

6 comentários em “3 grandes motivos para morar na Califórnia”

  1. Muito bom post, moro em Massachusetts e visitei a California a poucos dias me sentir acolhida, sou brasileira da capital se São Paulo e San Francisco me fez sentir em Sao Paulo, muito parecido e tem vida noturna, muitos bares, restaurantes e lugares para passear de dia e de noite, bem diferente de onde moro atualmente. Visitei o Pier 39 e adorei e não aproveitei mais por falta de tempo.

    Responder
  2. Parabens pelo sei conteúdo, moro na Itália mas sou brasileira eu e meu marido estamos com uma oportunidade de emprego para ir trabalhar. Só estou com receio referente ao visto poderia me esclarecer melhor como funciona este visto permanente.

    Responder
    • Oi Cintia,
      Existe varias maneiras de se chegar ao Green Card (residência permanente para imigrante), sendo necessário dar entrada na solicitação ao governo americano, preenchendo os formulários de acordo com a categoria que voce se encaixa. As categorias podem ser através de casamento, trabalho ou habilidades especiais comprovadas.
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode me responder por aqui.
      Talita Rangel

      Responder
  3. Tenho muito interesse em conhecer outros países!inclusive Califórnia!até porque todos falam que é um país adaptável!mas ainda preciso me especializar em alguns idiomas!🙏🙏❤️❤️Até breve🙌

    Responder
  4. Sou Brasileira resido em Porto Alegre!me chamo Ironi e tenho interesse em conhecer Califórnia !mas ainda preciso me especializar em alguns idiomas!!🙏🙏Ate breve🙌🙌❤️

    Responder
    • Olá Ironi,
      A Califórnia tem muito lugares bonitos para ser visitados.
      Com relação ao idioma, aqui eles falam inglês e espanhol em todos os lugares. A comunidade latina é grande aqui, a grande maioria mexicanos.
      Qualquer dúvida é so entrar em contato.
      Talita Rangel

      Responder

Deixe um comentário