Contractor vs Full Time: 5 diferenças entre os mais procurados tipos de trabalho nos EUA

Está pensando em trabalhar nos EUA? Se este é o seu objetivo, você veio ao lugar certo! Sem dúvida, conseguir um emprego nos EUA é o sonho de diversas pessoas, sobretudo em tempos de crise. No Brasil, a alta do dólar e o desemprego são alguns fatores que têm levado muitos brasileiros a buscar emprego no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Dentre os mais procurados tipos de trabalho nos EUA, os empregos do tipo Contractor e os empregos do tipo Full Time são disparados os primeiros. Porém, nem tudo são flores. Acima de tudo, é preciso pesquisar muito bem antes de tomar uma decisão.

Assim, o Diário Califórnia separou uma lista imperdível com 5 diferenças entre os mais procurados tipos de trabalho nos EUA. Um guia sobre as vantagens e desvantagens dos empregos Contractor e Full Time, para ajudar você nessa jornada no mercado de trabalho americano. Mas, em primeiro lugar, vamos conhecer um pouco mais sobre esses 2 tipos de emprego? Vem com a gente!

O que é um emprego Contractor? E um Full Time?

Em primeiro lugar, algo fundamental. Nos EUA não existe a conhecida “Carteira de Trabalho”. Embora exista a “Lei de Padrões Justos de Trabalho” (LFSA, em inglês), que serve como instrumento de regulação para as relações de trabalho, boa parte dos empregos nos EUA são efetuados através de contratos. Agora, cuidado! Não confunda “contrato” com “contractor”. Resumidamente, Contractor é apenas um tipo de contrato. Em outras palavras, é um emprego no qual o funcionário presta seus serviços para a empresa sem um vínculo formal. Assim como no Brasil, os profissionais que trabalham nesta modalidade possuem mais flexibilidade mas possuem menos direitos.

Por sua vez, empregos Full Time parecem muito com os empregos formais do Brasil, os de “carteira assinada”. Paralelamente, são vagas um pouco mais difíceis de conseguir e que proporcionam um pouco mais de estabilidade ao funcionário, apesar de serem menos flexíveis.

Atenção! Nos EUA não existe “Carteira de Trabalho”. Boa parte dos empregos são através de contrato, mas não confunda! Contractor é apenas UM tipo de contrato.

Contractor vs Full Time: quais as diferenças?

Agora que você já entendeu um pouco sobre o que são os empregos do tipo Contractor e Full Time, vamos às particularidades e diferenças de cada um:

1. Pagamento

Contractor: Pagamento por hora de trabalho. Ao trabalhar como Contractor, você não terá um salário fixo. Sua remuneração será de acordo com as horas trabalhadas, por conta do vínculo informal com a empresa. Assim, esta modalidade exigirá de você bastante planejamento e organização financeira para que consiga cumprir com todas as despesas sem ficar no vermelho.

Full Time: Pagamento anual. No Full Time, sua remuneração será decidida em um acordo entre você e o empregador e será apresentada sob a forma de um valor anual. Este tipo de pagamento só é possível devido ao longo período de comprometimento do profissional para com a empresa e irá te favorecer no planejamento de sua nova vida nos EUA.

2. Férias

Contractor: É você quem determina. Como não há vínculo direto com nenhuma empresa, como Contractor você poderá determinar quando irá tirar suas férias e por quanto tempo, sem grandes complicações. Esta autonomia é uma das vantagens desta modalidade, embora você não vá ser remunerado no período em que não estiver trabalhando.

Full Time: Diferente do Brasil, nos EUA não existe uma regra definida para as férias. Os 12 meses de trabalho e 1 mês de descanso não se aplica para o mercado de trabalho norte-americano. Desse modo, o período de férias no Full Time precisará ser combinado entre você e o seu empregador, podendo ou não ser autorizado.

3. Benefícios

Contractor: Ao passo que é bastante flexível, o emprego do tipo Contractor não tem nenhum benefício garantido pela empresa. Tal qual um emprego informal no Brasil, o Contractor precisa tirar do bolso benefícios como plano de saúde, aposentadoria, dentre outros. Logo, o custo de vida para um Contractor nos EUA pode acabar se tornando mais elevado por conta desses custos extras. É preciso estar preparado.

Full Time: Ao contrário do que ocorre no Contractor, no Full Time você terá direito a uma série de benefícios oferecidos pela empresa que te contratar. Assim como acontece nos empregos formais no Brasil, no Full Time você poderá ter plano de saúde e aposentadoria – muitas vezes com cobertura compartilhada entre o empregador e a empresa – bônus e uma série de outros benefícios que, claro, variam de empresa para empresa. Nesse sentido, quando falamos de benefícios, o Full Time é bem melhor.

4. Networking

Contractor: Aqui temos uma grande vantagem! Se você optar pelo Contractor, saiba que você terá boas chances de criar um networking bacana nos EUA. Nesta modalidade você estará constantemente aperfeiçoando sua imagem como profissional, em contato com diversas empresas em busca de oportunidades e, assim, seu networking tem tudo para se tornar poderoso com o passar do tempo. Esta é uma das grandes qualidades que os empregos do tipo Contractor podem proporcionar para o profissional e deve ser aproveitada ao máximo.

Full Time: Ao trabalhar Full Time em uma empresa, as chances para aumentar o seu networking são poucas, embora não sejam impossíveis. Como você estará boa parte do tempo a serviço da empresa que te contratou e com a estabilidade que um emprego Full Time oferece, é natural que você se dedique em fortalecer sua imagem dentro da própria empresa, para crescer internamente. Mas não se preocupe! Toda experiência é válida e o currículo que você fará em um emprego Full Time certamente abrirá portas em outra empresa, quando for necessário.

5. Primeiro emprego

Contractor: Por fim, o esperado primeiro emprego no exterior. Nesse estágio inicial da sua jornada, os empregos do tipo Contractor certamente te ajudarão. Por ser um trabalho mais instável e com menos vantagens, o Contractor é uma boa porta de entrada para o mercado de trabalho nos EUA, se não for a melhor. Como Contractor, você conseguirá dar o primeiro passo na sua carreira internacional legalmente e com muitas oportunidades no horizonte!

Full Time: Para conseguir um emprego Full Time de primeira, é preciso bastante preparo. As vagas disponíveis para esta modalidade costumam ser mais disputadas, com processos seletivos longos e desafiadores. Assim, caso você queira começar a trabalhar legalmente nos EUA como Full Time, recomendamos que se prepare bastante. Tenha clareza sobre sua área de atuação e se qualifique o quanto você puder. Em resumo, estude, estude e estude. As empresas nos EUA valorizam muito profissionais qualificados e, com muito estudo, você entrará na América com o pé direito, com certeza!

Contractor vs Full Time: afinal, qual o melhor?

Como você deve ter percebido, há vantagens e desvantagens dos dois lados. Por um lado, o Full Time é o melhor caminho para garantir estabilidade e qualidade de vida. Por outro lado, o Contractor é ótimo para conseguir as primeiras chances de trabalho. Os dois têm suas características e a escolha vai de acordo com o objetivo de cada um. Afinal, nossa missão aqui no Diário Califórnia é mostrar um pouco da vida aqui nos EUA e ajudar sempre que for possível.

Pensando nisso, também fizemos um vídeo falando mais sobre este assunto no nosso canal do Youtube. Dá uma olhada!

Agora é a sua vez! Qual dos dois você achou melhor? Conta pra gente aqui nos comentários!

17 comentários em “Contractor vs Full Time: 5 diferenças entre os mais procurados tipos de trabalho nos EUA”

  1. Muito bom o artigo.
    Me tira uma dúvida, por gentileza. Atuando no Brasil como prestador de serviço para uma empresa global, com escritórios tanto no Brasil quanto nos EUA. A empresa pode fornecer algum tipo de visto para esse prestador ter permissão de trabalho nos EUA também? Ou essa empresa somente poderia fornecer visto de trabalho para os EUA, caso a pessoa fosse funcionário da empresa ao invés de prestador de serviço?

    Responder
    • Oi Marcelo,
      Existe a possibilidade sim, vai depender na necessidade de sua empresa e que sua experiência profissional seja relevante e útil para a empresa nos EUA.
      Tem os vistos L-1A e L-1B disponíveis para transferidos temporários dentro da empresa que trabalham em cargos gerenciais ou possuem conhecimento especializado.
      O primeiro passo é você buscar informação na sua empresa e conhecer os requisitos que ela exige para o processo de transferência de país.
      Qualquer duvida é so responder aqui.
      Espero ter ajudado
      Talita Rangel

      Responder
    • Oi Felipe,
      O currículo bem elaborado e explicativo, referências de colegas de trabalho e domínio total dos projetos em que voce trabalhou, para assim explicar aos recrutadores o que você fez em cada um dos seus trabalhos listados no seu currículo.
      Espero ter ajudado.
      Thiago Lima

      Responder
  2. Recebi proposta trabalho de uma empresa americana sendo assim todos os vínculos de trabalhos são baseados leis americana. Tipo de trabalho é este que vcs falaram contractor mas o meu.ja veio com algumas regras : horário de trabalho e folga almoço, férias, dias livres e dias ” doenças. Vcs podem me ajudar neste ponto

    Responder
    • Oi Paula,
      A contratação via “contractor” o pagamento e feito por hora trabalhada. O full-time tem todos os benefícios que a empresa oferece, inclusive plano de saúde e plano aposentadoria.
      Espero ter ajudado.
      Talita Rangel

      Responder

Deixe um comentário